Equipamentos
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Equipamentos
Um personagem iniciante possui riqueza suficiente para comprar o básico: algumas armas, uma armadura adequada para sua classe (se houver) e algum equipamento variado. Conforme o personagem conclui aventuras e acumula riquezas, ele poderá comprar equipamentos melhores. No entanto, no inicio, as opções estão limitadas pelos seus recursos iniciais.
Quantidade inicial de recursos
Classe/Quantidade
Bárbaro - 100 PO
Bardo - 100 PO
Clérigo - 125 PO
Druida - 100 PO
Guerreiro - 150 PO
Mago - 100 PO
Paladino - 150 PO
Ranger - 150 PO
Ladino - 125 PO
Feiticeiro - 100 PO
MOEDAS
A moeda mais comum que os aventureiros usam é a peça de ouro (PO). Com uma peça de ouro, o personagem consegue comprar uma algibeira, 15 metros de corda de cânhamo ou um bode. Um artista habilidoso (não necessariamente um mestre) é capaz de ganhar uma peça de ouro por dia. A peça de ouro é a unidade padrão de medida de riqueza. Quando mercadores discutem negócios que envolvem centenas ou milhares de peças de ouro, a transação normalmente não pressupõe a troca dessa quantidade de moedas. Em vez disso, a peca de outro é usada como medida padrão e o negócio será realizado em barras de ouro, cartas de crédito ou bens valiosos.
A moeda mais comum entre os plebeus é a peça de prata (PP). Uma peça de ouro vale 10 peças de prata. Uma peça de prata equivale a um dia de trabalho de um camponês, uma lâmpada comum ou uma refeição básica com pão, batatas cozidas, cebolas e água limpa.
Cada peça de prata vale 10 peças de cobre (PC). Uma peça de cobre pode comprar uma vela, uma tocha ou um pedaço de giz. As peças de cobre são comuns entre trabalhadores braçais e mendigos.
Além das peças de cobre, prata e ouro, que as pessoas usam diariamente, os mercadores utilizam peças de platina (PL) que valem 10 PO cada uma. Essas peças não circulam normalmente, mas os aventureiros podem encontrá-las em meio a tesouros antigos.
Quantidade inicial de recursos
Classe/Quantidade
Bárbaro - 100 PO
Bardo - 100 PO
Clérigo - 125 PO
Druida - 100 PO
Guerreiro - 150 PO
Mago - 100 PO
Paladino - 150 PO
Ranger - 150 PO
Ladino - 125 PO
Feiticeiro - 100 PO
MOEDAS
A moeda mais comum que os aventureiros usam é a peça de ouro (PO). Com uma peça de ouro, o personagem consegue comprar uma algibeira, 15 metros de corda de cânhamo ou um bode. Um artista habilidoso (não necessariamente um mestre) é capaz de ganhar uma peça de ouro por dia. A peça de ouro é a unidade padrão de medida de riqueza. Quando mercadores discutem negócios que envolvem centenas ou milhares de peças de ouro, a transação normalmente não pressupõe a troca dessa quantidade de moedas. Em vez disso, a peca de outro é usada como medida padrão e o negócio será realizado em barras de ouro, cartas de crédito ou bens valiosos.
A moeda mais comum entre os plebeus é a peça de prata (PP). Uma peça de ouro vale 10 peças de prata. Uma peça de prata equivale a um dia de trabalho de um camponês, uma lâmpada comum ou uma refeição básica com pão, batatas cozidas, cebolas e água limpa.
Cada peça de prata vale 10 peças de cobre (PC). Uma peça de cobre pode comprar uma vela, uma tocha ou um pedaço de giz. As peças de cobre são comuns entre trabalhadores braçais e mendigos.
Além das peças de cobre, prata e ouro, que as pessoas usam diariamente, os mercadores utilizam peças de platina (PL) que valem 10 PO cada uma. Essas peças não circulam normalmente, mas os aventureiros podem encontrá-las em meio a tesouros antigos.
Armas
Armas Simples
Armas Comuns
Armas Exóticas
1 O peso indicado representa as armas Médias. Uma arma Pequena pesa metade desse valor e uma arma Grande pesa o dobro.
2 Quando houver dois tipos de dano indicados, a arma causará os dois quando estiverem separados com “e” ou apenas um tipo de cada vez (a critério do jogador) quando estiverem separados com “ou”.
3 A arma causa dano por contusão em vez de dano letal.
4 Arma de haste.
5 Arma dupla.
Armas Comuns
Armas Exóticas
1 O peso indicado representa as armas Médias. Uma arma Pequena pesa metade desse valor e uma arma Grande pesa o dobro.
2 Quando houver dois tipos de dano indicados, a arma causará os dois quando estiverem separados com “e” ou apenas um tipo de cada vez (a critério do jogador) quando estiverem separados com “ou”.
3 A arma causa dano por contusão em vez de dano letal.
4 Arma de haste.
5 Arma dupla.
Armaduras
Armaduras
1 O peso indicado abrange as armaduras Médias. Uma armadura Pequena tem metade desse peso e uma armadura Grande pesa o dobro.
2 Quando correr com uma armadura pesada, o deslocamento do personagem será o triplo do deslocamento base, não o quádruplo.
3 O escudo de corpo também pode oferecer cobertura. Consulte a descrição do escudo.
4 A mão não está livre para conjurar magias.
1 O peso indicado abrange as armaduras Médias. Uma armadura Pequena tem metade desse peso e uma armadura Grande pesa o dobro.
2 Quando correr com uma armadura pesada, o deslocamento do personagem será o triplo do deslocamento base, não o quádruplo.
3 O escudo de corpo também pode oferecer cobertura. Consulte a descrição do escudo.
4 A mão não está livre para conjurar magias.
Equipamentos de Aventura
Equipamentos em Geral
- sem peso ou peso desprezível.
1 Esses itens pesam um quarto do valor indicado para personagens Pequenos. Os recipientes para criaturas Pequenas suportam um quarto da capacidade normal.
2 Consulte a descrição da magia para obter qualquer custo adicional. Se o custo adicional elevar o preço da magia para mais de 3.000 PO, ela normalmente não estará disponível, exceto com a
permissão do mestre.
- sem peso ou peso desprezível.
1 Esses itens pesam um quarto do valor indicado para personagens Pequenos. Os recipientes para criaturas Pequenas suportam um quarto da capacidade normal.
2 Consulte a descrição da magia para obter qualquer custo adicional. Se o custo adicional elevar o preço da magia para mais de 3.000 PO, ela normalmente não estará disponível, exceto com a
permissão do mestre.
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