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Religião e Tendência

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Religião e Tendência Empty Religião e Tendência

Mensagem por TheReaperZ Sáb Jun 15, 2013 9:58 pm

Qual o aspecto do seu personagem? Qual a idade dele? Qual a primeira impressão que ele transmite? Quando ele reza, qual
a divindade ou divindades que recebem suas orações? O que o levou a se tornar um aventureiro?
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Religião e Tendência Empty Tendência

Mensagem por TheReaperZ Ter Jun 18, 2013 1:41 pm

TENDÊNCIA


Em termos gerais, a moral e a atitude pessoal de uma criatura ou personagem estão representadas por sua tendência:
Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro, Caótico e Neutro, Leal e Mau, Neutro e Mau e Caótico e Mau.

Escolha uma tendência para o seu personagem, usando sua raça e classe como guia. Os personagens, normais são Bons ou Neutros, mas NUNCA maus; as tendências malignas são exclusivas dos
vilões e monstros.

A tendência é uma ferramenta para desenvolver a identidade de seu personagem, não uma amarra para restringi-lo; Cada tendência representa uma grande variedade de personalidades ou filosofias distingas, portanto dois personagens Leais e Bons podem ser bastante diferentes entre si. Além disso, poucas criaturas são completamente consistentes. Um personagem Leal e Bom pode ser ambicioso, ocasionalmente sendo tentado a roubar algo ou acumular alguma coisa que possui, mesmo que não seja a reação mais ordeira ou bondosa que existe, As pessoas também não são constantes o tempo todo. Os personagens Bons perdem a paciência, os Neutros se sentem inspirados a realizar atos nobres e assim por diante.

Escolher uma tendência para o seu personagem significa que você deseja interpreta-lo de um modo concreto. Caso seu personagem aja de uma maneira mais apropriada à outra tendência, o Mestre pode decidir mudá-la para se adaptar às suas ações.

BEM E MAL

“Bom” implica altruísmo, respeito pela vida e preocupação com a dignidade
dos seres conscientes. Os personagens bons fazem sacrifícios pessoais para ajudar outros seres.

“Mau” indica um desejo de ferir, oprimir e matar. Algumas criaturas simplesmentenão têm compaixão pelas demais e matam sem remorso, caso lhes seja
conveniente. Outras, dedicam-se ativamente a propagar o mal, caçando por esporte ou seguindo ordens de um deus ou mestre maligno.

As pessoas que são "neutras" em relação ao bem e o mal não gostam de matar inocentes, mas não possuem a força de vontade para fazer sacrifícios e proteger
ou ajudar os demais. As pessoas Neutras são vinculadas aos demais por questões de relação pessoal. Alguém com essa tendência poderia se sacrificar para proteger
sua família ou sua terra natal, mas nunca faria isso por estranhos que não tenham nenhuma relação direta com ele.

ORDEM E CAOS

Os personagens Leais dizem a verdade, mantêm sua palavra, respeitam a autoridade, honram a tradição e julgam aqueles que não cumprem seu dever. Os personagens
Caóticos seguem apenas sua própria consciência, ressentem-se daqueles que lhes dão ordens, preferem novas idéias à tradição e fazem o que prometem se
estiverem dispostos.

“Leal” implica honra, confiança e obediência à autoridade. Por outro lado, a ordem pode conservar a teimosia, adesão reacionária à tradição, predileção em
julgar todas as pessoas e falta de adaptabilidade. Os mantenedores conscientes da ordem dizem que só o comportamento Leal criará uma sociedade onde as pessoas
podem depender das outras e tomar as melhores decisões, confiando plenamente que os demais agirão da mesma forma.

“Caos” implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, conserva a imprudência, ressentimento com a autoridade legítima, ações arbitrárias e
irresponsabilidade. Os promotores do comportamento Caótico afirmam que somente a liberdade pessoal completa permitirá que as pessoas se expressem na íntegra
e que a sociedade se beneficie de todo o potencial acumulado pelos indivíduos que a integram.

As pessoas que são "Neutras" em relação à Ordem e o Caos normalmente respeitam a autoridade, mas não se sentem inspiradas a obedecer ou se rebelar contra
ela. São pessoas honestas, mas que podem ser levadas a mentir ou a enganar os demais.
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Religião e Tendência Empty AS NOVE TENDÊNCIAS

Mensagem por TheReaperZ Ter Jun 18, 2013 1:59 pm

AS NOVE TENDÊNCIAS

As nove tendências a seguir abrangem todas as combinações possíveis nos eixos Ordem e Caos ou Bem e Mal. Cada descrição representa um personagem típico
daquela tendência. Lembre-se que os indivíduos afastam-se da normalidade: um personagem pode agir de modo diferente em relação à sua tendência de um dia para
o outro. Use essas descrições como um guia, não como regras a serem obedecidas.
As seis primeiras tendências, de Leal e Bom até Caótico e Neutro, são as tendências mais comuns para os personagens dos jogadores. As três tendências malignas
são exclusivas dos monstros e dos vilões.

Leal e Bom (LB), “Cruzado”: 
Um personagem com essa tendência se comporta como todos esperam que uma pessoa boa o faça. Ele combina a vontade de combater o mal com a disciplina de lutar incessantemente.
Ele diz a verdade, mantém sua palavra, ajuda os que estão em necessidade e combate as injustiças.
Um personagem Leal e Bom detesta ver os culpados saírem impunes. Alhandra, uma paladina que combate o mal sem piedade e protege os inocentes sem hesitar, é Leal e Boa.

Leal e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar honra e compaixão.

Neutro e Bom (NB), “Benfeitor”: 
Um personagem Neutro e Bom faz o melhor que uma pessoa boa conseguiria. Ele é devotado a ajudar os outros e colabora com reis e magistrados, mesmo não se sentindo obrigado a fazê-lo. Jozan, um
clérigo que ajuda as pessoas de acordo com as necessidades delas, é Neutro e Bom.

Neutro e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja fazer o bem sem se preocupar com a ordem.

Caótico e Bom (CB), “Rebelde”: Um personagem Caótico e Bom se comporta de acordo com a sua consciência, sem se preocupar com o que os outros esperam dele. 
Ele faz as coisas do seu jeito, mas é educado e benevolente. Ele acredita no bem, mas não vê utilidade para as leis e os regulamentos. Ele detesta quando as pessoas tentam intimidar
os mais fracos e dizer-lhes o que fazer. Ele segue sua própria “bússola moral” que, embora tenha uma inclinação para o Bem, algumas vezes não coincide com as diretrizes da sociedade.
Soveliss, um ranger que realiza emboscadas contra os coletores de impostos de um barão maligno, é um personagem Caótico e Bom.

Caótico e Bom é a melhor tendência que você pode escolher se deseja combinar um bom coração com um espírito livre.

Leal e Neutro (LN), “Juiz”: 
Um personagem Leal e Neutro se comporta de acordo com a lei e a tradição, ou é dirigido por um código de conduta pessoal.
Para ele, a ordem e a organização são importantíssimos. Ele pode acreditar em uma ordem pessoal e viver segundo um código ou padrão, ou acreditar em uma mesma ordem para todos e preferir
um governo forte e organizado. Ember, uma monja que segue sua própria disciplina sem ser influenciada pelos pedidos dos necessitados nem pelas tentações do mal, é Leal e Neutra.

Leal e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja indicar que é confiável e honrado, mas não um fanático.

Neutro (N), “Indeciso”: 
Um personagem Neutro sempre faz o que lhe parece ser uma boa idéia. Ele não se sente inclinado fortemente por um lado ou pelo outro quando o assunto é lei contra caos ou o bem contra o mal.
Na maioria das ocasiões, a neutralidade é, na verdade, mais uma falta de convicção do que um compromisso com a própria neutralidade. Esse tipo de personagem considera o Bem melhor que o Mal. 
Afinal, ele prefere ter bons vizinhos e governantes. Ainda assim, ele não se vê pessoalmente inclinado a defender o bem de modo abstrato ou universal. Mialee, uma maga dedicada a sua arte e
cansada da semântica dos debates morais, é uma personagem Neutra.
Por outro lado, alguns personagens Neutros se dedicam filosoficamente à neutralidade.
Eles consideram o Bem, o Mal, a Ordem e o Caos extremos perigosos e prejudiciais. Eles afirmam que, a longo prazo, o ponto intermediário da neutralidade é a opção mais favorável e equilibrada do cosmos.

Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem atue de forma natural, sem preconceitos nem compulsões.

Caótico e Neutro (CN), “Espírito Livre”: 
Um personagem Caótico e Neutro obedece apenas à sua vontade. Trata-se de uma pessoa individualista, que valoriza sua própria liberdade e não tenta proteger a liberdade dos demais. Ele evita a
autoridade, ressente-se das restrições e desafia as tradições. Um personagem Caótico e Neutro não prejudica intencionalmente as organizações como parte de uma campanha em favor da anarquia.
Para fazer isso, ele deveria se sentir inspirado pelo bem (com um desejo de libertar os outros) ou pelo mal (com uma vontade de causar sofrimento àqueles que discordam dele).
Um personagem Caótico e Neutro pode ser imprevisível, mas seu comportamento não é totalmente aleatório. É mais provável que ele atravesse uma ponte, não que se atire dela. Gimble, um bardo que
viaja e sobrevive conforme sua vontade, é Caótico e Neutro.

Caótico e Neutro é a melhor tendência que você pode escolher se deseja que seu personagem tenha liberdade completa, seja das restrições da sociedade ou da obrigação de fazer o bem.

Leal e Mau (LM), “Dominador”: 
Um vilão Leal e Mau usurpa o que deseja metodicamente, dentro dos limites de seu código de conduta, mas sem se preocupar com quem será prejudicado. Ele se preocupa com a tradição, a lealdade e a ordem, mas não se importa com a liberdade, a dignidade ou mesmo com a vida.
Ele joga segundo as regras, mas sem mostrar piedade nem compaixão. Sente-se confortável com a hierarquia e gostaria de governar, mas também aceita servir. Ele
não condena os outros pelas atitudes que tomam, mas por sua raça, religião, terra natal ou posição social. Ele reluta em infringir as leis ou quebrar uma promessa;
essa relutância, em parte, se deve à sua própria natureza, mas também à sua necessidade de organização para se proteger daqueles capazes de enfrentá-lo por diferenças
morais. Alguns vilões Leais e Maus respeitam alguns tabus específicos, como não matar a sangue frio (ordenando essas execuções a seus subalternos) ou não permitir
que crianças sejam feridas (sempre que puder ser evitado). Eles acreditam que esses escrúpulos os colocam acima dos vilões sem princípios. Um barão conspirador com
planos de expansão e que explora seus servos é um exemplo de um personagem Leal e Mau.

Algumas criaturas e pessoas leais e malignas são levadas a praticar o mal com o mesmo fanatismo que um cruzado tenta propagar o bem.
Além de estar disposto a ferir os demais em proveito próprio, estes personagens sentem prazer na maldade como um objetivo final. Eles também são capazes de propagar o mal como parte de seus deveres para um deus ou mestre maligno.

Algumas vezes, os personagens com essa tendência são chamados de “diabólicos”, porque os diabos são a personificação e a epítome da ordem e do mal.

Leal e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa a maldade metódica, intencional e frequentemente bem-sucedida.

Neutro e Mau (NM), “Malfeitor”:
Um vilão Neutro e Mau fará o possível para sair impune e se preocupa única e exclusivamente consigo. Ele não derrama lágrimas por suas vítimas, matando para obter vantagens, por esporte ou por conveniência.
Ele não tem apreço nenhum pela ordem e não sustenta a ilusão de que o respeito pela lei, pelas tradições ou por um código de ética o tornaria melhor ou mais nobre. Por outro lado, ele não tem a natureza inquieta ou a afeição pelo conflito que caracteriza um vilão Caótico e Mau. O criminoso que rouba e assassina para conseguir o que deseja é um exemplo de personagem Neutro e Mau.
Alguns vilões neutros e malignos defendem a maldade como um ideal, propagando o mal como um objetivo. Muitas vezes, esses vilões são devotos de um deus ou seita maligna ou pertencem a sociedades secretas.

Neutro e Mau é uma tendência muito perigosa, porque representa o mal puro, sem honra ou variação.

Caótico e Mau (CM), “Destruidor”:
Um personagem Caótico e Mau realiza o que sua ambição, ódio ou ânsia de destruição o inspiram a fazer. Ele tem um temperamento forte, traiçoeiro, é arbitrariamente violento, cruel e imprevisível.
Ele simplesmente usurpa o que deseja, é brutal e não sente piedade ou remorso.
Quando está propagando o mal e o caos, é ainda pior. Felizmente, seus planos são cheios de falhas e todos os grupos formados por esses personagens são pouco organizados. Em geral, os personagens Caóticos e Maus só conseguem trabalhar em equipe através da força, e seus líderes conservam seus cargos enquanto conseguem evitar as derrotas ou as tentativas de assassinato. Um feiticeiro louco, elaborando
esquemas de vingança e destruição, é um personagem Caótico e Mau.
Às vezes, os personagens caóticos e malignos são chamados de “demoníacos”, porque os demônios são a personificação e a epítome do caos e do mal.

Caótico e Mau é uma tendência muito perigosa, porque não representa somente a destruição da beleza e da vida, mas também da ordem onde elas são fundamentadas.
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Mensagem por TheReaperZ Ter Jun 18, 2013 2:09 pm

RELIGIÃO

Os deuses governam os diversos aspectos da existência humana: o bem e o mal, a ordem e o caos, a vida e a morte, o conhecimento e a natureza. Além disso, várias raças inumanas têm seus próprios deuses. Nenhum personagem pode ser um clérigo de uma divindade racial sem pertencer à raça adequada, mas será capaz de venerar esses deuses e viver de acordocom sua doutrina. Para uma divindade não vinculada a uma raça em particular (como Pelor), a raça de um clérigo não terá importância.

Seu personagem pode selecionar um deus como patrono ou não. Se você deseja que ele tenha um, considere primeiro as divindades mais apropriadas à sua raça, classe e tendência.

Deuses conforme a Raça

Raça                                                                                                       Deuses
Anão                                                                                   Moradin ou conforme a classe e a tendência
Elfo                                                                                     Corellon Larethian, Ehlonna ou conforme a classe e a tendência
Meio-elfo                                                                             Corellon Larethian, Ehlonna ou conforme a classe e a tendência

Deuses conforme a Classe


Classe                                                                                                    Deuses (Tendência)
Bárbaros                                                                              Kord (CB), Obad-Hai (N), Erythnul (CM)
Bardos                                                                                 Pelor (NB), Fharlanghn (N), Olidammara (CN)
Clérigos                                                                               Qualquer um
Druidas                                                                                Obad-Hai (N)
Guerreiros                                                                            Heironeous (LB), Kord (CB), St. Cuthbert (LN), Hextor (LM), Erythnul (CM)
Ilusionistas                                                                           Boccob (N)
Necromantes                                                                        Wee Jas (LN), Nerull (NM)
Monges                                                                               Heironeous (LB), St. Cuthbert (LN), Hextor (LM)
Paladinos                                                                             Heironeous (LB)
Rangers                                                                               Ehlonna (NB), Obad-Hai (N)
Ladinos                                                                               Olidammara (CN), Nerull (NM), Vecna (NM), Erythnul (CM)
Feiticeiros                                                                           Wee Jas (LN), Boccob (N), Vecna (NM)
Magos                                                                                 Wee Jas (LN), Boccob (N), Vecna (NM)
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Religião e Tendência Empty DEUSES

Mensagem por TheReaperZ Ter Jun 18, 2013 3:43 pm

DEUSES

Em todo o cenário de campanha, as pessoas e as criaturas veneram uma enorme variedade de deuses diferentes. Descritos a seguir, apresentamos os deuses que possuem mais adoradores entre as raças comuns, os aventureiros e os vilões. Cada referência inclui o nome do deus, pronúncia, função, tendência, títulos e uma descrição geral. O símbolo sagrado (ou profano) de cada deus é mostrado ao lado de sua descrição.


Religião e Tendência Boccob11
Boccob


Boccob (bó-cob), o deus da magia, é Neutro. Seus títulos incluem O Distraído, Lorde de Todas as Magias e Arquimago dos Deuses. Trata-se de uma divindade distante, que não executa ações no mundo dos mortais.
Sendo o deus da magia e do conhecimento, ele é adorado por magos, feiticeiros e sábios. Os domínios associados a Boccob são Conhecimento, Magia e Enganação.
Sua arma predileta é o bordão.



Religião e Tendência Corell10
Corellon Larethian


Corellon Larethian (cór-e-lon la-ré-ti-an), o deus dos elfos, é Caótico e Bom. Ele é conhecido como o Criador dos Elfos, o Protetor, o Protetor e Preservador da Vida e Soberano dos Elfos. Ele é o criador e protetor da raça élfica e governa as coisas que os elfos mais estimam, como a magia, a música, as artes, os ofícios, a poesia e a guerra. É venerado pelos elfos, meio-elfos e bardos. Os domínios associados a Corellon são Caos, Bem,Proteção e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa.
Gruumsh é seu arquiinimigo e, devido à perícia de combate de Corellon, Gruumsh é chamado de “Caolho”.


Religião e Tendência Ehlonn11
Ehlonna


Ehlonna (ê-lo-ná), deusa das florestas, é Neutra e Boa.
Seu título mais comum é Ehlonna das Florestas. Essa divindade protege todas as pessoas boas que vivem na floresta, que a amam ou obtém sustento dela. Algumas vezes, é representada como uma elfa e outras como uma humana.
Ela é especialmente próxima dos elfos, gnomos, meio-elfos e halflings. Também é adorada por rangers e alguns druidas. Os domínios associados a Ehlonna são Animais, Bem, Plantas e Sol. Sua arma predileta é o arco longo.


Religião e Tendência Erythn10
Erythnul
Erythnul (é-rif-nul), o deus da matança, é Caótico e Mau. Seu título principal é O Diverso. Erythnul sente prazer no pânico e na carnificina. Em terras civilizadas, seus seguidores (inclusive guerreiros, ladinos e bárbaros
malignos) formam pequenas seitas dedicadas ao crime.
Em terras selvagens, bárbaros, gnolls, bugbears, ogros e trolls malignos costumam venerá-lo abertamente. Os domínios associados a ele são Caos, Mal, Enganação e Guerra. Sua arma predileta é a maça-estrela com uma ponta de pedra e sem esporões.


Religião e Tendência Fharla10
Fharlanghn
Fharlanghn (far-lan-gun), o deus das estradas, é Neutro.
Seu título é O Morador do Horizonte. Os altares de Fharlanghn são comuns na beira das estradas mais transitadas, pois ele é o deus das viagens, das estradas, das distâncias e do horizonte. Os bardos, os aventureiros
viajantes e os mercadores veneram essa divindade.
Os domínios associados a Fharlanghn são Sorte, Proteção e Viagem. Sua arma predileta é o bordão.



Religião e Tendência Gruums10
Gruumsh
Gruumsh (grúm-chi), o deus dos orcs, é Caótico e Mau.
Seus títulos são O Caolho e Aquele Que Nunca Dorme. Gruumsh é o deus supremo dos orcs e exige que seus seguidores sejam fortes, eliminem os fracos entre seus semelhantes e reclamem todo o território que pertence à raça por direito (que abrange quase tudo). Os domínios associados a ele são Caos, Mal, Força e Guerra. A arma predileta de Gruumsh é a lança. Ele sente um ódio especial por Corellon Larethian, Moradin e seus seguidores. Há muitas eras, durante uma batalha, Corellon Larethian arrancou o olho esquerdo do deus orc.


Religião e Tendência Heiron10
Heironeous
Heironeous (rei-rô-neus), o deus do heroísmo, é Leal e Bom.
 Seu título é O Invencível. Esse deus promove a justiça, o heroísmo, o cavalheirismo e a honra. Os domínios associados a ele são Bem, Ordem e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa. Ele é venerado por paladinos, guerreiros e monges bondosos. Seu arquiinimigo é Hextor, que também é seu meio-irmão. 


Religião e Tendência Hextor10
Hextor
O deus da tirania, Hextor (récs-tor), é Leal e mau. 
Seus títulos são O Campeão do Mal, Porta-Voz do Inferno e O Terror da Batalha.
Hextor é um deus de seis braços que promove a guerra, o conflito e a destruição. Entre seus fiéis estão guerreiros e monges malignos. Os domínios associados a ele são Destruição, Mal, Ordem e Guerra. Sua
arma predileta é o mangual. Ele envia seus seguidores para propagar o mal e seu propósito maior é destruir os seguidores de seu meio-irmão Heironeous, não importa onde estejam.


Religião e Tendência Kord10
Kord
Kord (córd), o deus da força, é Caótico e Bom. 
Ele é conhecido como O Lutador. Kord é o patrono dos atletas, especialmente os praticantes de luta livre. Seus adoradores incluem guerreiros, bárbaros e ladinos. Os domínios associados a ele são Caos, Bem, Sorte e Força.
A arma predileta de Kord é a espada larga.


Religião e Tendência Moradi10

Moradin
Moradin (mô-rá-din), o deus dos anões, é Leal e Bom.
Seus títulos incluem O Forjador de Almas, Pai dos Anões, Pai de Todos e O Criador. Moradin forjou os primeiros anões usando metal e gemas preciosas e depois soprou a vida dentro deles. Ele governa as artes e as ciências dos anões: forjar e moldar metais, engenharia e guerra. Os domínios  associados a ele são Terra, Bem, Ordem e Proteção.
Sua arma predileta é o martelo de guerra.


Religião e Tendência Nerull10
Nerull
Nerull (nê-rul), o deus da morte, é Neutro e Mau. 
Ele é conhecido como A Morte, O Inimigo do Bem, Aquele que Odeia a Vida, O Portador da Escuridão, Rei de Toda a Escuridão e O Dilacerador da Carne. Nerull é o patrono daqueles que buscam o mal supremo para seu próprio prazer ou interesse. Os domínios associados a ele são Morte, Mal e Enganação. Seus adoradores, que incluem necromantes e ladinos malignos, o ilustram como uma figura quase esquelética, vestindo uma túnica e portando sua arma predileta, uma foice.



Religião e Tendência Obad-h10
Obad-Hai
Obad-Hai (oh-bad-rai), o deus da natureza, é Neutro.
Ele é conhecido como O Oboé e A Flauta do Pastor.
Obad-Hai governa a natureza e é amigo de todos os que vivem em harmonia com o mundo natural.
Os bárbaros, rangers e druidas o veneram. Os domínios associados a ele são Ar, Animais, Terra, Fogo, Plantas e Água. Como Obad-Hai sustenta diretamente a Neutralidade, ele é rival de Ehlonna.
Obad-Hai toca um oboé (um instrumento de sopro feito de madeira) e seu título advém desse instrumento.
Sua arma predileta é o bordão.


Religião e Tendência Olidam11
Olidammara
Olidammara (o-lí-dã-má-ra), o deus dos ladinos,
é Caótico e Neutro. Seu título é O Ladino Sorridente.
Olidammara adora vinhos, mulheres e músicas.
Ele é um vagabundo, um brincalhão e um mestre dos disfarces. Seus templos são raros, mas muitas pessoas aceitam brindar em sua honra. Com freqüência, os ladinos e os bardos são seus adoradores. Os
domínios associados a ele são Caos, Sorte e Enganação. 
O sabre é sua arma predileta.


Religião e Tendência Pelor10
Pelor
Pelor (pê-lor), o deus do sol, é Neutro e Bom.
Seu título é O Radiante. Pelor é o criador de muitas coisas boas, serve de apoio aos necessitados e um adversário de todo o mal. Ele é a divindade mais adorada entre os humanos e seus sacerdotes são bem recebidos
em qualquer lugar. Os rangers e bardos também são encontrados entre seus adoradores. Os domínios associados e ele são Bem, Cura, Força e Sol.
Sua arma predileta é a maça.





Religião e Tendência St_cut10
St. Cuthbert
St. Cuthbert (sain-ti cut-bért), o deus da retribuição, é Leal e Neutro. 
Ele é conhecido como St. Cuthbert da Maça. St. Cuthbert prega a vingança e a punição justa a todos que transgredirem a lei. Como as criaturas malignas violam as leis com mais freqüência e de formamais visível que as criaturas boas, St. Cuthbert prefere o Bem ao Mal, mesmo não sendo um deus de Bom (seus clérigos não podem ser Maus). Os domínios a que ele está associado são Destruição, Ordem, Proteção e Força. 
Sua arma predileta é a maça.



Religião e Tendência Vecna10
Vecna
Vecna (véc-ná), o deus dos segredos, é Neutro e Mau.
Ele é conhecido como O Lorde Aleijado, O Nome Sussurrado e O Mestre de Todos os Segredos e Mistérios. Vecna governa tudo o que não deve ser conhecido e aquilo que as pessoas desejam manter em segredo. Os domínios associados a ele são Mal, Conhecimento e Magia. Ele normalmente é retratado como umlich (um morto-vivo), que perdeu a mão e o olho esquerdos numa luta contra seu tenente traidor, Kas. 
Sua arma predileta é a adaga.



Religião e Tendência Weejas10
Wee Jas
Wee Jas (ui-jaz), a deusa da morte e da magia, é Leal e Neutra.
Seus títulos são A Deusa Bruxa, A Feiticeira Rubi, A Dama Severa e A Guardiã da Morte. Wee Jas é uma deusa exigente que espera a obediência dos seus seguidores. Seus templos são poucos e afastados entre si, mas ela conta com  feiticeiros e magos poderosos (especialmente necromantes) entre seus seguidores. Os domínios associados a ela são Morte, Ordem e Magia.
Sua arma predileta é a adaga.

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